Por Riberto Barros Araujo
O importante não é o que você sabe, é quem você conhece e quem conhece
você que determina o quão longe você vai”.
(Autor desconhecido)
Você já se viu alguma vez com a impressão de que estava no lugar certo e na hora certa? E este momento criou uma janela de oportunidade para sua vida profissional? Bem, este acontecimento tanto pode ser aleatório como pode ter a aumentada a chance de se repetir, em escala geométrica, se houver por trás a prática sistemática do networking.
Mas, afinal, o que é networking?
Networking pode ser definida como um processo sistemático de conhecer pessoas, estabelecer e manter relacionamento regular através da identificação de interesses comuns e de possibilidades de empreender iniciativas do tipo ganha-ganha. Desse relacionamento, pode surgir uma fonte relevante e eficiente de informações. Decompondo a palavra networking, tem-se NET como a “rede de pessoas” com as quais você está interconectado profissional e socialmente, e WORKING, neste contexto significando que essas pessoas operam com disciplina, foco, consistência, perseverança e prática.
Depois de um certo grau de maturidade, os gestores vão concluir que muitas das informações sobre o ambiente de negócios estão fora da empresa e ao mesmo tempo ao alcance, mas não na forma impressa ou em arquivos de dados. As fontes tradicionais podem disponibilizar diretamente a informação que você precisa, mas podem fornecer pistas. Por exemplo, um artigo em revista especializada pode conduzir ao nome de um especialista no tema que se procura. Outro exemplo: uma pessoa recém conhecida, um novo contato profissional estabelecido em um evento de negócios, uma feira, seminário, congresso, etc., pode igualmente ser fonte de elementos e referências importantes.
Como faço para criar uma network forte?
Para que você estabeleça uma produtiva Network é importante que se exponha e circule em áreas variadas de negócios, participe de diversos eventos elevando assim as chances de conhecer muitas pessoas diferentes. Quando a oportunidade de conhecer alguém surgir, tome a iniciativa e se apresente e diga o que faz; não fique esperando ser apresentado ou mesmo que o outro assuma a iniciativa. Seja ativo começando as conversas e, nos eventos, circule bastante e agende encontros para mais tarde poderem falar de negócios com mais profundidade. Deixe sempre seu cartão com os novos contatos. Ouça com atenção e esteja sempre aberto a aprender ao interagir com as pessoas. Fique sempre em contato, busque motivos para sustentar o relacionamento e não perder o vínculo.
AGORA REFLITA: Com que frequência você busca ampliar sua network?
Quais esforços você tem empreendido sistematicamente para aumentar sua visibilidade nas comunidades de negócio, associações, fóruns, etc.?
Você tem trabalhado para criar e sustentar uma boa reputação profissional?
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |