Network Profissional: O que é e como criar?

As competências essenciais e a sucessão dos cargos-chaves em empresas familiares
3 de maio de 2018
Como provocar mudanças duradouras?
22 de outubro de 2018

Por Riberto Barros Araujo

O importante não é o que você sabe, é quem você conhece e quem conhece
você que determina o quão longe você vai”.

(Autor desconhecido)

 

Você já se viu alguma vez com a impressão de que estava no lugar certo e na hora certa? E este momento criou uma janela de oportunidade para sua vida profissional? Bem, este acontecimento tanto pode ser aleatório como pode ter a aumentada a chance de se repetir, em escala geométrica, se houver por trás a prática sistemática do networking.

Mas, afinal, o que é networking?

Networking pode ser definida como um processo sistemático de conhecer pessoas, estabelecer e manter relacionamento regular através da identificação de interesses comuns e de possibilidades de empreender iniciativas do tipo ganha-ganha. Desse relacionamento, pode surgir uma fonte relevante e eficiente de informações. Decompondo a palavra networking, tem-se NET como a “rede de pessoas” com as quais você está interconectado profissional e socialmente, e WORKING, neste contexto significando que essas pessoas operam com disciplina, foco, consistência, perseverança e prática.

Depois de um certo grau de maturidade, os gestores vão concluir que muitas das informações sobre o ambiente de negócios estão fora da empresa e ao mesmo tempo ao alcance, mas não na forma impressa ou em arquivos de dados. As fontes tradicionais podem disponibilizar diretamente a informação que você precisa, mas podem fornecer pistas. Por exemplo, um artigo em revista especializada pode conduzir ao nome de um especialista no tema que se procura. Outro exemplo: uma pessoa recém conhecida, um novo contato profissional estabelecido em um evento de negócios, uma feira, seminário, congresso, etc., pode igualmente ser fonte de elementos e referências importantes.

Como faço para criar uma network forte?

Para que você estabeleça uma produtiva Network é importante que se exponha e circule em áreas variadas de negócios, participe de diversos eventos elevando assim as chances de conhecer muitas pessoas diferentes. Quando a oportunidade de conhecer alguém surgir, tome a iniciativa e se apresente e diga o que faz; não fique esperando ser apresentado ou mesmo que o outro assuma a iniciativa. Seja ativo começando as conversas e, nos eventos, circule bastante e agende encontros para mais tarde poderem falar de negócios com mais profundidade. Deixe sempre seu cartão com os novos contatos. Ouça com atenção e esteja sempre aberto a aprender ao interagir com as pessoas. Fique sempre em contato, busque motivos para sustentar o relacionamento e não perder o vínculo.

 

AGORA REFLITA: Com que frequência você busca ampliar sua network?
Quais esforços você tem empreendido sistematicamente para aumentar sua visibilidade nas comunidades de negócio, associações, fóruns, etc.?
Você tem trabalhado para criar e sustentar uma boa reputação profissional?