Por Ricardo Oliveira
Em 2005, o The Wall Street Journal publicou uma reportagem de capa que mudou a cara do marketing. A história falava da importância crítica dos sete segundos em que um comprador encontra a prateleira com o produto que deseja. Na época, a Procter & Gamble chamou esse momento de Primeiro Momento da Verdade ou FMOT (First Momento of Truth).
No mesmo ano, o CEO da empresa, A.g. Lafley, complementou dizendo que o Segundo Momento da Verdade ocorre quando ele consome o produto. O modelo mental clássico do markeitng ainda incluía uma etapa inicial chamada de Estímulo, composta pelos anúncios em diferentes mídias. Ou seja, o consumidor vê um anúncio (estímulo), se interessando pelo produto, vai até a loja (prateleira) para adquirir o produto e o consome (experiência).
Porém, o comportamento do consumidor mudou. Agora, antes de ir à loja, ele pega o seu smartphone, tablet ou notebook e começa a pesquisar sobre o produto ou serviço que irá adquirir, navegando por análises técnicas, comerciais e, principalmente, por avaliações de usuários anteriores. Jim Lecinski, Vice Presidente de Vendas e Serviços do Google nos EUA, diz que na empresa esse momento é chamado de Momento Zero da Verdade ou ZMOT (Zero Momento of Truth). Segundo ele, o ZMOT é parte do DNA do Google, sendo considerado um treinamento crucial para toda equipe de vendas. Afinal, se o consumidor atual se comporta de maneira diferente com relação à compra, pesquisando produtos na Web antes de adquiri-los, também as estratégias de marketing devem evoluir se modificar e evoluir .
Em pesquisa realizada com mais de 5.000 consumidores, 84% deles disseram que o ZMOT determina as suas decisões de compra. O ZMOT influencia quais marcas entram na lista de compras, onde os compradores preferem comprar e com quem podem compartilhar os resultados. Cabe às empresas, entrar nessa conversa neste novo momento em que as decisões são tomadas e fornecer as informações pelas quais os compradores estão ávidos por receber.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |