Compliance

O que fazemos

Nos âmbitos institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

A equipe PRIMVS desenvolveu uma metodologia para auxiliar as empresas empenhadas em criar um ambiente interno íntegro e competitivo a adotar boas práticas de governança e transparência em suas relações comerciais, ao mesmo tempo em que poderão atender às exigências da Lei Anticorrupção, 12.846/13. O resultado dessa iniciativa é a construção de um Programa de Integridade para essas empresas, que envolvem as seguintes premissas:

• Comprometimento e apoio da alta direção;
• Instância responsável;
• Análise de perfil e riscos;
• Regras e instrumentos;
• Monitoramento contínuo.

Por meio das ferramentas criadas, o empresário poderá identificar as características do negócio e seu grau de exposição, recomendar um modelo de programa de integridade, acompanhar o desenvolvimento e a implementação do programa, além de operacionalizar o modelo, para que as conquistas não se percam por falta de sustentação.

Benefícios

• Implantar novos métodos e ferramentas de gestão;
• Reduzir os riscos aos quais a empresa está exposta;
• Adequar-se à legislação vigente e às regras de mercado;
• Reforçar os valores de integridade na cultura da organização;
• Melhorar a qualidade das decisões, seu registro formal e reduzir a dependência de decisões “personalizadas”, conferindo maior transparência aos procedimentos e processos para os públicos interno e externo.